A devoção à Imaculada Conceição Virgem Maria é vivenciada pelo cristão católico e faz menção a um dos dogmas mais importantes do cristianismo: a concepção sem mácula (expressão em latim que significa sem a mancha do pecado original) da Virgem Maria como forma de prepará-la para a vinda do Filho de Deus.
“Esse momento da declaração do dogma vinha justamente fazer eco a todo um pedido que a Igreja já conduzia, ainda antes da dimensão Mariana. Neste sentido dá para se perceber a resposta positiva da Igreja aos anseios dos cristãos. Justamente por poder fazer a veneração deste que é o dogma da Imaculada Conceição. Esse mesmo dogma já vinham sendo defendido por muitos teólogos e isso foi ganhando forma e corpo aos longo dos séculos até chegar a declaração”, explica o padre Fabrício Damasceno, da Comunidade Nova Jerusalém.
Na Arquidiocese de Teresina, muitas paróquias e comunidades realizam novenas e festa em honra à Maria Imaculada. Confira a programação dos festejos em algumas paróquias:
Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição (Morava Nova):
Início dia 29 de novembro a partir das 18 horas.
Paróquia Imaculada Conceição de Maria (Tancredo Neves):
Início dia 29 de novembro Missa e novena todas as noites a partir das 19 horas
Comunidade Cidade Jardim (Paróquia Santo Inácio de Loyola):
Início 29 de novembro com novena às 18:30
Em todas as solenidades, a festa será celebrada no dia 08 de dezembro. “A data do dia 8 de dezembro foi fixada a partir do dia do próprio dogma, que aconteceu justamente no dia 8 de dezembro de 1854, assim ficando o dia dedicado à Imaculada. É verdade que no século XV em 1477, mais ou menos, o Papa Sisto IV havia designado um dia específico para a Imaculada, que seria no final de fevereiro. Isso a partir de 1477. Acho que como motivação própria temos essas duas datas referenciais”, reitera padre Fabrício.
Oração da Imaculada Conceição de Maria
“Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: Ave Maria, cheia de graça; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós. Amém”.