A União dos Juristas Católicos do Piauí – UJUCAPI vai realizar nos dias 09 e 10 de outubro no auditório Monsenhor Matheus do Centro Pastoral Paulo VI, um seminário sobre a temática: ‘Liberdade religiosa’. O momento é dirigido aos operadores do direito de um modo geral: advogados, magistrados, bacharéis ou estudantes de direito, mas aberto a toda a comunidade católica. A abertura está marcada para as 19h30 com a participação do Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito.
A UJUCAPI coloca em foco os valores da família, da vida, da dignidade humana, da ética e do bem comum, repercutindo ideias que busquem contribuir com a formação de uma sociedade mais justa e sempre atenta ao dinamismo das relações humanas, sem que se perca o referencial cristão. Essa a motivação para a realização do encontro, como explica Frederico Mendes, presidente da UJUCAPI.
“Vamos abordar liberdade religiosa porque ultimamente estamos assistindo a graves comportamentos de intolerância e desrespeito aos símbolos religiosos. São posições intransigentes das mais diversas naturezas. Podemos citar aqui como exemplo, pessoas que destroem objetos de crenças religiosas diferentes das suas. A incapacidade das pessoas conviverem com o diferente tem provocado um clima de hostilidade e desarmonia na sociedade. Por isso, a UJUCAPI, a partir do prisma católico, quer discutir e abordar os limites para a liberdade religiosa ”, destaca.
A Ordem dos Advogados Brasil – OAB, através da Escola Superior de Advocacia, juntamente com a Comissão Arquidiocesana de Direitos Humanos, apoiam o momento que tem ainda a colaboração da Livraria Entrelivros. Outro parceiro da iniciativa é o Ministério de Fé e Política da Renovação Carismática Católica do Piauí.
Ainda de acordo com o advogado , documentos importantes como Constituição Federal, que assegura o valor da liberdade de pensamento e especificamente a liberdade religiosa serão fonte para as abordagens do encontro. “A Constituição, nós sabemos, oferta instrumentos de proteção para garantia desses direitos. A bíblia aborda, na sua magnitude, o direito e a liberdade religiosa, que será nosso referencial, assim como a Dignitatis Humanæ (dignidade humana) – uma declaração sobre a liberdade religiosa, aprovada pelo Concílio Vaticano II e promulgada por Paulo VI no dia 7 de dezembro de 1965. Esse documento, aprovado na última sessão do Concílio, versa sobre o direito da pessoa e das comunidades à liberdade social e civil em matéria religiosa”, explica Frederico.
Das três palestras que irão compor a programação do Seminário, uma delas é do professor doutor em direito, Antônio Jorge Pereira Júnior. O jurista vai falar sobre Liberdade religiosa como liberdade de expressão. Outro tema que será foco das discussões é “Liberdade religiosa e apelo cristão: fontes e singularidades”, com a condução do irmão jesuíta e pedagogo, Marcos Epifânio Barbosa Lima. O sociólogo e professor doutor em sociologia política, Rudy Albino Assunção vai promover uma ampla reflexão sobre “O pensamento jurídico de Bento VI: a liberdade de crença”. O jurista é um dos maiores especialistas da obra de Bento XVI e lançou recentemente livro sobre as homilias de Bento XVI em 4 volumes. “Ele é um dos maiores especialistas brasileiros da obra daquele que é considerado o maior teólogo dos últimos tempos”, acrescenta Frederico.
As inscrições podem ser feitas no local do evento e o participante receberá um certificado de 08H/A. O investimento é a doação de uma (01) lata de leite em pó. Tudo que for arrecado será destinado a uma instituição que será definida pela Arquidiocese de Teresina.
Confira a programação abaixo:
09/10
19H30 – ABERTURA
DOM JACINTO BRITO – ARCEBISPO METROPOLITANO DE TERESINA
FREDERICO MENDES – PRESIDENTE DA UJUCAPI
19H45 – PALESTRA – “O PENSAMENTO JURÍDICO DE BENTO VI: A LIBERDADE DE CRENÇA
PALESTRANTE: RUDY ALBINO DE ASSUNÇÃO
10/10
14H – PALESTRA – “LIBERDADE RELIGIOSA E APELO CRISTÃO: FONTES E SINGULARIDADES”
PALESTRANTE: IRMÃO MARCOS EPIFÂNIO BARBOSA LIMA
16H – PALESTRA – “LIBERDADE RELIGIOSA COMO LIBERDADE DE EXPRESSÃO”
PALESTRANTE – ANTÔNIO JORGE PEREIRA JÚNIOR
Para mais informações ligue (86) 99929-2930.
Por Vera Alice Brandão