No feriado da Independência, dia 7 de setembro, a Fundação Padre Antônio Dante Civiero – FUNACI promoveu um momento interdisciplinar com foco na prática esportiva. A iniciativa integra um dos módulos de capacitação profissional sediado no Centro Carlo Novaresi e através da prática de futebol proporcionou a comunhão dos mais de 300 jovens atendidos nos diferentes cursos de capacitação profissional da instituição.
A FUNACI nasceu inspirada nos princípios sociais da Igreja. Através da oferta de projetos e programas sociais promove o crescimento econômico, a promoção humana e a formação de mão-de-obra qualificada. De acordo com Irene Oliveira, coordenadora de projetos da instituição, a competição esportiva fez ampliar a cultura de paz, já que esta é uma das bandeiras de atuação da Fundação através das ações em defesa de suas ações. “A competição envolveu jovens beneficiados com os mais variados cursos (na áreas de educação, agricultura e informática). E partiu deles a necessidade de promover essa interatividade que aconteceu durante todo o feriado. Foi uma etapa do módulo que requer ampliar a formação, mas principalmente foi um encontro oportuno para, através do esporte, estimular uma feliz vivência social no seio da comunidade que está situada no entorno do centro”, explica.
A fundação atua na capital e em cidades do interior do Piauí. Oferece cursos e formações em variados setores. O grande complexo erguido na região da Anita Ferraz, em Teresina, conta com a Escola Família Agrícola, além de hospital, creches e espaços para promover a assistência social. Há ainda os centros de formação, além da Escola Família Turismo.
“Nossa principal bandeira é a promoção humana e desenvolvimento social do estado, atuando nas áreas de educação, saúde, agricultura. Mas um de nossos pilares é a formação humano-espiritual. E com essa ação no feriado foi possível estimular o encontro fraterno e uma feliz vivência dos alunos, dos nossos parceiros e das famílias dos atendidos. A competição teve como vencedora a equipe do projeto ‘Transforma mais Piauí’, mas todos são campeões”, diz satisfeita a coordenadora.
As atividades da FUNACI e, em especial, do projeto ‘Profissionalizar para inserir’ tem o apoio de recursos internacionais como os provenientes da instituição Bruck Le Pont que é uma organização que investe em projetos de qualificação profissional com atuação na formação cidadã de jovens e adultos. A estrutura para essa capacitação também tem a parceria da Secretaria Estadual de Educação.
“São muitos os parceiros e agentes financiadores. Foi um momento para valorizarmos esses apoiadores que puderam testemunhar a boa aplicação dos recursos. Através da competição o testemunho de jovens que hoje estão em formação e que sabem dar o devido valor a convivência social. Aqui a preocupação não é só em preencher vagas do mercado de trabalho, mas trabalhar a formação humana. São cidadãos prontos para ocuparem vagas”, enaltece Irene.
O Centro fica localizado na rua Timorante, bairro Anita Ferraz, 8473. E para os interessados em cursos de capacitação profissional são inúmeras as oportunidades oferecidas na Fundação. A partir do dia 1° de outubro serão realizados testes seletivos para os cursos. Para mais informações o telefone do centro é o (86) 3230-3553.
Por Vera Alice Brandão