Instituições apoiadas pela Arquidiocese de Teresina serão beneficiadas com a “Pedalada do Bem”. Uma realização do Grupo Claudino que visa celebrar os 60 anos do Armazém Paraíba e os 166 anos do Aniversário de Teresina. A iniciativa integra a TV Cidade Verde (Afiliada do SBT no Piauí) que vai exibir um programa especial para valorizar o que de melhor tem a capital do Piauí.
A Pedalada será no dia 16 de agosto, com concentração a partir das 6 horas no Estacionamento coberto do Teresina Shopping. O momento é aberto ao público e possibilita ao participante ajudar 3 instituições sociais. Destas, duas tem o apoio da Arquidiocese de Teresina: Lar de Maria, Casa de Zabelê e Fazenda da Paz.
Os recursos destinados às instituições são oriundos da venda de bicicletas que foram produzidas numa linha especial em comemoração ao aniversário de Teresina. “A edição especial é assinada pela Houston Bike (empresa do Grupo Claudino) e terá pagamento facilitado.
A Casa de Zabelê comemorou este mês, 22 anos de fundação e, de acordo com a direção, tem motivos de sobra para comemorar e festejar. Os responsáveis pelo projeto que atua na assistência junto a crianças e adolescentes que tiveram os seus direitos sociais violados, celebram a escolha. “Para nós é um reconhecimento. Prestamos um serviço social com foco na garantia e proteção dos direitos sociais de crianças, adolescentes e jovens. Iremos festejar o dia do aniversário de Teresina fazendo esse percurso com a certeza do engajamento dos teresinenses, pois estes, quando acionados, são solidários”, diz Francisco Moreira coordenador técnico da Casa.
O percurso tem aproximadamente 14 km e a partida está prevista para às 8 horas da manhã. Os participantes vão largar do Teresina Shopping, percorrer a Avenida Raul Lopes e seguir até a rotatória da Ponte da Primavera, retornando ao Teresina Shopping. “Essa também é uma oportunidade das pessoas saírem do sedentarismo para conhecer o mundo em duas rodas”, incentiva Indira Gomes, coordenadora de projetos especiais da TV Cidade Verde.
Ainda de acordo com a jornalista, “a intenção do especial é mostrar essas instituições, evidenciar o trabalho voluntário desenvolvido e dar luz para a bondade do teresinense que se doa para o bem do próximo. Além disso, de fazer brotar a conscientização que não é só durante um período, um tempo que podemos fazer o bem. Essas casas, lares e instituições estão de portas abertas o ano inteiro. Você pode fazer bem e retribuir o bem que Teresina faz cuidando do outro. Pode ser o seu presente de aniversário para a nossa capital”, sugere.
A Fazenda da Paz , outra instituição beneficiada, foi idealizada por Dom Miguel Fenelon Câmara (in memorian), na época Arcebispo de Teresina, padre Pedro Balzi e leigos da Arquidiocese. “Naquela época havia a preocupação com o grande índice de consumo de drogas (lícitas e ilícitas) existente no Estado do Piauí e com a inexistência de serviços especializados na área da dependência química. Um espaço que surgiu com a missão institucional de prestar atendimento na área do álcool, crack e outras drogas minimizando o sofrimento de pessoas vítimas das drogas. Nosso objetivo é prevenir, acolher e reinserir usuários de drogas e alcoólatras (aqueles que tenham concluído o Programa Terapêutico em dependência química da Instituição) no seio familiar, da sociedade e mercado de trabalho.”, esclarece Célio.
Todas as ações da Fazenda da Paz têm uma forte relação com a participação e envolvimento comunitário. Um comprometimento dos seus colaboradores e voluntários. Pilares esses, essenciais para a abrangência e a credibilidade que a instituição tem alcançado. E por isso a ação ‘Pedalada do Bem’ segundo o diretor da Casa, é de grande importância e vai ajudar na caminhada da Fazenda.
“Temos uma importante estrutura e contamos com o apoio de pessoas de diversas faixas etárias e escolaridade. Há ainda o um enorme envolvimento, na verdade uma pluralidade de profissionais, que atuam nas mais variadas áreas. E claro, precisamos de apoio para manter essa ação do bem que faz bem a Teresina e aos Teresinenses”, pontua o terapeuta Célio Luiz Barbosa.
Nas lojas do Armazém Paraíba em Teresina e Timon já estão disponíveis as bicicletas pelo valor de R$ 349,90 (que pode ser parcelada em até 10 vezes sem juros). A bike é de aro 26 de alumínio com câmbio de 21 velocidades, e design exclusivo. Mas, se o interessado já tem a bicicleta, não tem problema, “o importante é participar desse evento que promete ser o maior passeio ciclístico de Teresina”, adianta Indira.
E quanto mais pessoas participarem, mais recursos vão chegar às instituições. Entre elas está o Lar de Maria. A Casa de Apoio à Criança com Câncer foi inaugurada em junho de 2000. No lugar são amparadas crianças portadoras de câncer, que se encontram em fase de tratamento. O espaço acolhe ainda o responsável pela criança. Todos, obrigatoriamente, provenientes do interior do Piauí e de outros estados, e que em Teresina chegam para realizar tratamento oncológico na busca pela cura. O Lar de Maria oferece hospedagem, alimentação, material de higiene pessoal, roupas, calçados, brinquedos, cestas de alimentos, auxílio para aquisição de medicamentos, viabiliza o transporte dos pacientes por meio da compra de passagens, além de atividades sócio-educativas e de lazer.
“Quem chega para visitar o Lar e Maria e vê toda a infraestrutura existente para o atendimento diário, não imagina que foi necessário muita perseverança e um incessante trabalho para oferecer uma vida digna à milhares de famílias que já passam e passaram pelo Lar. Nosso serviço oferece muitas atividades e todas elas acontecem sem nenhuma parcela financeira por parte das famílias, ou seja, todas as atividades oferecidas ao nosso público, é de maneira totalmente gratuita e, para manter o custo de todas essas atividades com as nossa receita há que se ter doações de pessoas físicas, jurídicas e de parcerias públicas. Todo trabalho desenvolvido para atender as crianças e suas famílias, tem o objetivo de um acolhimento afetivo sempre pensando na cidadania e inclusão social. Por isso, a alegria de integrar esse projeto”, diz
No dia da Pedalada haverá sorteio de bicicletas e é necessária a inscrição prévia em postos espalhados pela cidade como no Teresina Shopping. Receberão camisas personalizadas os primeiros mil participantes que chegarem ao local do evento, no dia 16 de agosto. O passeio ciclístico também contará com shows musicais e aulão de alongamento.
No dia do evento, o participante deverá levar a outra parte da ficha de inscrição para ser trocada pela camisa do evento, e seu cupom será colocado na urna para participação no sorteio.
Doação
No momento da inscrição, o interessado poderá fazer a doação de 1 kg de alimento não perecível (sugestão: arroz, feijão, leite em pó, açúcar, macarrão).Parte da renda arrecada com a venda das bicicletas e a arrecadação dos alimentos serão destinadas às três entidades filantrópicas.
Sorteios
No momento da inscrição, o participante deposita a ficha na urna em uma das lojas e terá a chance de ganhar uma bike Houston, série especial, pedalada do bem.
Atenção: apenas participam dos sorteios os inscritos no evento que depositaram os cupons nas urnas localizadas dentro das lojas do Paraíba, em Teresina e Timon)
Por Vera Alice Brandão