O Plenário do Conselho Municipal de Saúde da cidade de Teresina concedeu uma Moção de Aplausos à Ação Social Arquidiocesana. A iniciativa visa reconhecer o esforço e a dedicação da Instituição com a realização da Caminhada da Fraternidade que tem como um dos idealizadores, o padre Tony Batista.
O reconhecimento a pessoas e entidades que desenvolvem ou desenvolveram serviços relevantes à toda comunidade é a justificativa para a concessão da Moção. A homenagem foi aprovada em reunião ordinária por entender que a Caminhada visa a promoção humana, em especial dos irmãos mais carentes.
“É um trabalho voluntário, inspirador, pois revela uma importante lição de solidariedade. A solidariedade é instrumento importante de coerção social e causa, ao mesmo tempo, efeito de uma consciência coletiva”, diz Ivan Neves que é o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Teresina.
O reconhecimento revela ainda uma preocupação em destacar aqueles que efetivamente prestaram e ainda prestam relevantes serviços à cidade de Teresina. “Afinal, honra-nos prestar homenagens àqueles que certamente são exemplos para a vida em sociedade”, destaca Ivan.
A 23º Caminhada da Fraternidade abordou esse ano a temática ‘Diferenças nós respeitamos’. Todos os recursos arrecadados com as vendas dos kits são investidos na manutenção de lares, abrigos, casas e instituições que prestam assistência e auxílio a pessoas carentes em diferentes áreas.
A Moção reconhece que a ação é fruto da união de esforços de irmãos que se doam para a busca da melhoria da qualidade de vida dos mais necessitados. A homenagem visa, portanto, enaltecer o gesto concreto da sociedade piauiense para com os mais fragilizados.
De acordo com o padre Tony Batista, a Caminhada promove o engrandecimento da comunidade por fazer crescer a fraternidade, já que levanta temáticas que geram reflexão. “Essa é uma obra social da nossa Igreja”, finaliza o Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina.
Por Vera Alice Brandão