O movimento Mãe Rainha, presente na Arquidiocese, vai promover no dia 22 de abril um grande encontro formativo com o tema ‘Unidos ao Pai e profeta por uma nova terra Mariana’. O momento vai contar com a presença da Irmã Cassiana , coordenadora do movimento em Recife.
De acordo com Socorro Souza que integra o movimento Mãe Rainha em Teresina , as temáticas terão como referencial o Ano do Laicato. “Como movimento que somos, formados por leigos e presentes em diferentes lugares, não só no ambiente Igreja é sabido que nossa missão principal passa pela evangelização. E testemunho de fé se dá pela participação na comunidade, na liturgia dominical e nas celebrações. Assim é que vivemos uma fé católica mais fiel”, explica.
Para participação no encontro formativo é necessário que o interessado confirme presença através de preenchimento de uma ficha. Essa está sendo disponibilizada na sala do Movimento Mãe Rainha, que fica localizada no Centro Pastoral Paulo VI, no primeiro andar. Ainda de acordo com a organização é possível efetivar a participação no dia do encontro formativo também. O investimento é de R$ 15,00 (quinze reais). E como a programação vai de 7h às 17h, aqueles que têm interesse de almoçar no local da formação terá a opção de reservar a comida no valor de R$ 8,00 (oito reais). “Ao público caberá apenas confirmar de forma prévia o interesse, fazer o pagamento e nós da organização iremos nos responsabilizar pela oferta de uma quentinha”, explica Socorro.
Movimento Mãe Rainha
O Movimento Mãe Rainha surgiu na Alemanha e tem por objetivo evangelizar as famílias com a Mãe Peregrina. Além dessa missão é presença nos momentos de dor e alegria de cada família que se torna responsável pela imagem que peregrina nas residências mantendo a corrente de oração diária.
Schönstatt é uma região da cidade de Vallendar, próximo de Coblença, Alemanha, onde fica o centro e origem mundial do Movimento. Diariamente, peregrinos do mundo inteiro vão ao Santuário Original, considerado um lugar mariano de peregrinação.
As pessoas buscam em Schoenstatt orientação e renovação de forças para viver a sua fé Católica na vida diária, e “espalhar pelo mundo o amor de Jesus”, como explica Maria de Lourdes Ferreira que coordena o movimento em nossa Arquidiocese.
No Piauí, o grupo chegou em 1997. Hoje são mais de 500 famílias “de diferentes zonas da cidade que estão unidas na corrente e de portas abertas para receber a nossa mãe que quando chega na minha casa, sinto que com ela vem a proteção divina”, explica.
Maria é venerada com o título de Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Shoenstatt. As famílias recebem a Imagem Peregrina e são chamadas a transformar seus lares em um “belo lugar, num pequeno Santuário, numa Igreja Doméstica”, enfatiza Maria de Lourdes.
Por Vera Alice Brandão