Centenas de cristãos celebraram o domingo de Páscoa no “Teresina Ressuscita com Cristo”, procissão luminosa organizada pela Arquidiocese de Teresina que encerrou com a missa solene de Páscoa. Este ano o evento chegou à quarta edição.
A programação encerra a Semana Santa da Igreja Católica em Teresina e teve início com a acolhida do grande público no Parque Nova Potycabana. Trilhas católicas sob a condução do Ministério de Música Turíbulo do Senhor da Renovação Carismática da Paróquia Madrinha do evento, Santa Teresinha do Menino Jesus, fizeram o público presente louvar e interagir. A animação ficou por conta do padre Jardel Moreira.
Após o momento inicial, o Arcebispo Dom Jacinto Brito, acompanhado de representantes do Clero arquidiocesano, acendeu o círio pascal. “Acender a luz do Círio Pascal é um convite para que sejamos portadores e transmissores dessa luz. Resplandece a vitória de quem nos amou até o fim. Como Maria Madalena, corramos para anunciar que Ele vive”, disse o Arcebispo.
E foi assim, atendendo ao chamado do Arcebispo que a comunidade católica presente, após a bênção das velas, seguiu em caminhada, numa procissão luminosa e animada que teve como destino final a Ponte Estaiada.
Maria do Carmo é da Paróquia Menino Jesus de Praga (Forania Sul). Com 62 anos de idade, pelo segundo ano consecutivo, a aposentada participa do momento que é o ápice da Semana Santa. “Essa é a nossa festa maior. Cristo vive! Pela segunda vez venho em caravana com a minha comunidade e não dá para descrever o sentimento. Sinto que esse momento anima e fortalece a minha fé. De fato tenho a certeza de que Ele está no meio de nós porque não é possível descrever tamanha alegria. A verdadeira alegria, alegria que vem de Cristo”, diz satisfeita.
Ao som da banda “Os abençoados”, os fiéis foram conduzidos por um trio elétrico pela Avenida Raul Lopes, guiados pela imagem do Cristo ressuscitado suspenso em uma veículo. A atestação de felicidade foi percebida pelo Arcebispo.
“É muito gratificante sentirmos que, mesmo com o passar dos anos, o ânimo não esfria e sim aquece. O clima é de muito entusiasmo e o número de pessoas bem maior. A ideia das caravanas deu muito certo e nós estamos felizes em poder proclamar com alegria e com o entusiasmo da fé que Cristo Ressuscitou, venceu o pecado”, afirmou dom Jacinto.
A noite já iniciava quando a procissão chegou ao destino final. Em um palco montado nas proximidades da Ponte Estaiada , o padre Fábio Fernandes dava as boas vindas aqueles que já aguardavam pela Missa Solene de Páscoa que mais uma vez contou com a condução do Arcebispo. “A Igreja de Teresina está aqui. A luz do Cristo Ressuscitado esteja convosco”, invocou.
Para Marineide Bezerra, que coordena a procissão, é grande a satisfação de presenciar a participação do público. “Uma maravilha como sempre. O povo responde e vem. E isso é o mais importante. É o grande momento da nossa fé católica. O povo vem com alegria para celebrar a Páscoa do Senhor”, comemorou.
Rosângela Lopes é membro da Comunidade Católica Shalom e participou da missa. Na companhia de familiares a jovem testemunhou a sua experiência de fé. “Eu vi o Ressuscitado. Eu descobri o amor do Ressuscitado e o quanto Ele me ama; o quanto Ele quer meu bem. Ele me encontrou e aqui eu ressuscito junto com Ele”, disse emocionada.
Para o padre Rivaldo Muniz, pároco da paróquia madrinha do evento, a experiência fortaleceu ainda mais a fé dos fieis. “É grande a nossa alegria. Essa escolha com certeza ajudou bastante a ressuscitar a fé do nosso povo. E percebo o crescimento da fé católica em toda a Teresina. É muito bonito, por exemplo, ver nossos jovens, que são uma grande parcela do público presente. Enfim, Deus nos abençoou com essa escolha”, disse satisfeito o sacerdote.
Ao final da celebração, Dom Jacinto fez uma agradecimento aos presentes e disse estar muito feliz. Ele ainda confirmou que em 2019 a Paróquia Cristo Libertador, no Renascença II será a próxima Paróquia Madrinha. Dom Jacinto também compartilhou a felicidade de saber que outras dioceses do Estado também realizaram a festa do Cristo Ressuscitado, nesse domingo de páscoa (01 de abril).
“A páscoa é a festa do ano, a principal festa religiosa, então saber que outros estão sendo contagiados traz satisfação”, disse finalizando.
Por Vera Alice Brandão