Na tarde desta segunda-feira (29) a Loja Solidária encerrou as atividades no Teresina Shopping e comemorou as vendas que renderam um importante valor: a quantia de R$ 78.400,00 (setenta e oito mil e quatrocentos reais).
O cheque foi entregue por representantes do shopping aos gestores e administradores das instituições participantes. A Loja Solidária é uma iniciativa que valoriza as produções de mulheres atendidas pelos projetos sociais apoiados pela Ação Social Arquidiocesana – ASA. Esse valor será investido nos grupos de produção do projeto Cidadania Ativa. Outra parte será destinada para a Casa de Zabelê e também o Lar de Santana .
A Loja Solidária é fruto de uma parceria da ASA com o Teresina Shopping. Pelo segundo ano consecutivo, artesãs do Projeto Cidadania Ativa e o grupo de confecção e moda da Casa de Zabelê puderam expor suas produções (bolsas, blusas e necessaires, entre outros) no centro comercial.
A ação social teve início em novembro do ano passado e ofereceu à Asa a possibilidade de fazer chegar os produtos a diferentes consumidores. Para Sueli Coêlho, diretora da Casa de Zabelê foi uma parceria muito positiva. “Desde o ano passado apoiamos essa ação por conta do valor social que tem e também porque é uma maneira de divulgar os nossos serviços. Parceria louvável! Participamos doando nossos serviços em prol da solidariedade”, diz.
Para Ângela Barreto que está à frente do Projeto Cidadania Ativa, outro ponto importante dessa parceria é o fato de incentivar e apoiar mulheres que, com muito esforço, se dedicam e buscam diariamente a sua independência. “São mulheres que estão produzindo em suas casas. Não temos os melhores equipamentos, mas temos produtos de excelente qualidade e a partir do momento que elas têm essa oportunidade de expor em um Shopping, essa é sem dúvida uma conquista coletiva. Estamos em uma causa social. As pessoas compram por conta disso, mas tem qualidade. Elas fazem com muito carinho, nada de sofisticação com equipamentos de ponta. E esse apoio do Shopping é uma vitrine. A partir daqui apareceram encomendas. O saldo foi totalmente positivo. Só temos que agradecer e comemorar todo esse período que estivemos aqui na Loja Solidária”, diz satisfeita.
Outra instituição que vai receber parte do valor arrecadado é o Lar de Santana. Abrigo de idosos mantido através de uma parceria entre a ASA e a Prefeitura Municipal de Teresina. Na casa, localizada na zona leste da cidade, 17 idosos recebem assistência e o espaço é a moradia deles. São muitas a demandas do Lar que requer um suporte de manutenção, já que diariamente os moradores precisam de assistência médica, alimentação, atividades de ocupação. De acordo com a Irmã Cândida de Jesus, administradora do Lar, a ajuda chega em boa hora.
“ O Lar está dentro deste mundo de crise e as necessidades são grandes. Todos os dias têm demandas: despesas com pessoal, comida e tudo isso tem que ser feito diariamente. Os idosos não podem ficar sem remédio, sem comida e essa ajuda é importante e muito necessária. Somos gratos!”, agradece.
Para Dino César, representante do Teresina Shopping , existe a certeza de que é também missão do Centro Comercial o olhar para os mais necessitados. “O Teresina Shopping, ao longo dos seus 20 anos, sempre se preocupou em fazer o bem para as pessoas que mais precisam e nos últimos 2 anos, em parceria com ASA, trouxemos a Loja solidária. Um espaço dedicado às instituições administradas pela ASA. Elas expõem seus produtos e toda a renda arrecadada fica para as próprias instituições. Portanto, é nossa missão a preocupação com os irmãos mais necessitados”, valoriza.
Para a ASA a ação engrandece e ajuda a profissionalizar ainda mais os grupos de produção, como afirma a secretária executiva da Ação Social Arquidiocesana, Carla Simone. “Valeu a pena. Ano passado o Lar de Misericórdia foi beneficiado, esse ano o Lar de Santana. E não é a importância de abertura do espaço, mas a iniciativa de envolver os outros serviços como Zabelê e os grupos de produção do projeto Cidadania Ativa. A gente cresce enquanto grupos de produção em qualidade porque se não tivesse qualidade não estaria aqui dentro”, enaltece.
E para quem ainda tem interesse em conhecer os produtos que foram comercializados, existem 3 lojas da Zabelê Modas: Uma na Avenida Pedro Freitas, na sede da Casa de Zabelê, localizada no bairro Vermelha. A outra loja funciona no subsolo do Supermercado Carvalho da Avenida Homero Castelo Branco, zona leste da cidade e ainda em um quiosque no Shopping Riverside.
Por Vera Alice Brandão