A RCC – Renovação Carismática Católica –movimento da Igreja Católica realiza no período de 11 a 13 de fevereiro mais uma edição do Festival do Senhor. Esse é um momento religioso que surgiu ainda na década de 80. A iniciativa partiu de um grupo de oração da Paróquia Santíssima Trindade (Forania Norte I) e a intenção era ofertar uma programação de carnaval para aqueles que optam por vivenciar esse período em oração durante as festividades dos dias de folia.
A primeira edição do Festival do Senhor ocorreu em 1980 na Escola Premem Norte. Naquele ano, como a unidade não foi suficiente para abrigar os participantes, o Ginásio Verdão foi o local escolhido para sediar as edições seguintes. Após as intervenções no Ginásio, a organização do Festival decidiu então promover o ato religioso em diferentes zonas da capital e posteriormente se estendeu as oito dioceses do Estado. “Hoje só em Teresina são mais de 20 pontos onde realizamos o festival. Além da capital, Parnaíba, Corrente e outras cidades como São Raimundo Nonato também são sede do Festival. Portanto o Festival se tornou uma iniciativa regional e uma feliz opção aos filhos de Deus que querem ir ao Seu encontro nesse período da festa de momo” explica Hedina Oliveira que é coordenadora Arquidiocesana da RCC.
Na edição de 2017 mais de 20 mil pessoas passaram pelos pontos de realização do Festival só em Teresina. Esse ano o tema do Festival é ‘Retornai ao Primeiro Amor’ (Ap2,4). Na programação,a organização explica que estão previstos “momentos de oração do terço dedicados a nossa Senhora, muito louvor com cânticos onde celebraremos a alegria de estar em festa com o Pai, mas também teremos reflexões, Santa Missa, confissões, atendimento de oração e aconselhamento. E em alguns pontos serão realizados ainda a tradicional noite cultural com shows, apresentações de peças de teatro e grupos de dança”, convida.
O Festival do Senhor 2018 também atende ao que a Igreja propõe como reflexão para o Ano do Laicato e as celebrações oferecerão ao público presente momentos para valorizar a importância de sermos mais participativos na vida da Igreja. “O Festival é um evento que nos traz uma grande alegria. É um reavivamento da nossa fé e principalmente da descoberta do amor que Deus tem por nós. Ele gera em nosso coração um desejo de experimentar a cada dia mais a vida em Cristo e nos faz descobrir novos valores. É uma experiência nova de vida”, pontua Hedina.
A família toda é convidada, apenas o menor de idade precisa estar acompanhado de um adulto.A coordenadora explica ainda que o fiel que deseja participar deve apenas, nos dias do Festival, comparecer aos locais de realização como o Escolão da Piçarreira (zona leste), Colégio Lourival Parente (zona sul), Escolão do Alto Alegre (zona norte), entre outros pontos espalhados por diferentes cidades do Estado “e terá passagem livre para vivenciar o amor do Pai”, finaliza.
Mais Informações: (86) 3214-2484
Com informações de Abiné Júnior
Por Vera Alice Brandão