A Escola de Formação sobre Vocação Laical está com inscrições abertas. De 15 de janeiro a 12 de fevereiro os interessados devem efetivar suas inscrições já que as formações terão seu início no dia 18 de fevereiro e de acordo com a organização as aulas serão ofertadas no 3° domingo de cada mês.
De acordo com Graça Ferreira que é da equipe de formação do CNLB no Estado do Piauí, o objetivo da escola é proporcionar orientações metodológicas, aos fiéis, de como se preparar em suas comunidades para a vivencia do Ano do Laicato.
O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. Ainda segundo Graça Ferreira, para o Ano do Laicato, pretende-se trabalhar o seguimento a Jesus Cristo. “Isto leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho, onde estiver vivendo”, reforça.
Os participantes dos momentos de formação receberão uma proposta a partir da qual, recomenda, tenham toda a liberdade para vivenciar as ações locais e absorver os objetivos desse ano em nossa Igreja. “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”, essa é a missão.
Documento nº 105
Pretende-se ainda: “Dinamizar o estudo e a prática do documento 105: ‘Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade’ e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato; e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, ‘verdadeiros sujeitos eclesiais’ (DAp, n. 497a), como ‘sal, luz e fermento’ na Igreja e na Sociedade”, aponta Graça.
A Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato organizou as atividades com diferentes metodologias. “Espera-se que este ano traga um legado para a Igreja, com maior entusiasmo dos cristãos leigos e leigas na vida eclesial e também na busca da transformação da sociedade. Eu acredito que se conseguirmos estimular a participação e presença efetiva dos cristãos leigos na sociedade provocando que aconteça a justiça e a paz, será um grande legado”, evidencia Graça Ferreira.
As inscrições podem ser feitas no Centro Pastoral Paulo VI de segunda a sexta, das 8h às 13h. Os interessados devem procurar Francisca Batista ou Regiane Martins. Para mais informações a organização disponibiliza o telefone (86) 2106-2150.
Por Vera Alice Brandão