A capela de adoração perpétua é um espaço físico que possibilita aos fiéis uma relação mais próxima com o Senhor. É também um lugar de onde brotam graças dedicadas à comunidade paroquial. Buscando proporcionar momentos de contemplação e adoração a Jesus Eucarístico, a Arquidiocese de Teresina oferece aos fiéis três capelas de adoração perpétua em três diferentes regiões da cidade.
A Paróquia Santíssima Trindade, no bairro primavera; a sede da Comunidade Católica Shalom , no bairro Jóquei Clube e a Paróquia Santuário São Francisco de Assis, no bairro Dirceu I disponibilizam capelas perpétuas, que ficam 24h por dia com as portas abertas para a visita da comunidade.
A capela da Paróquia Santuário São Francisco de Assis foi inaugurada em 25 de abril de 2015. Era um desejo antigo da comunidade e compartilhado pelo pároco, o padre Gonçalo Teixeira. Ele recorda quando tudo começou. “Quando cheguei no bairro Dirceu, em fevereiro de 2008, as adorações na paróquia aconteciam apenas nas quartas-feiras das 15h às 17h. Isso me deixava incomodado e inquieto. Após diálogo com os fiéis e também com os representantes de Comunidades de Vida Consagrada resolvemos ampliar esses momentos. Um certo dia começamos a colocar em prática esses anseios coletivos. Passamos a realizar todos os dias, depois incluímos os finais de semana para depois atingir o ideal que estamos hoje: a capela de adoração ao Santíssimo é também uma capela de adoração perpétua”, afirma satisfeito. Ele comemora e diz que a paróquia hoje está vivendo um caminho de fé e de esperança gerando mudanças na vida do Povo de Deus.
Padre Gonçalo explica ainda que tudo foi motivado pela característica principal e específica da missão da Igreja que é o culto público do Nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiro, real , substancialmente presente na Eucaristia e solenemente exposto para a Adoração Perpétua. “Isto constitui o Serviço Eucarístico que deve ser executado de uma maneira constante, por todos nós, por meio da Adoração Coletiva – o Ofício Divino e das horas individuais de Adoração”, orienta o sacerdote.
Vale reforçar que não existe adoração perpétua sem antes, o mais importante, que é a Eucaristia. “ A Capela é uma continuidade, um complemento. Antes do altar o ápice”,
afirma o padre, enaltecendo que essa intimidade depende primeiro da Eucaristia.
No Santuário São Francisco de Assis foi elaborado um calendário semanal de acordo com a disponibilidade de cada comunidade responsável. “Já são três anos e seis meses desde a inauguração de adoração perpétua e até aqui só interrompemos esses momentos para a celebração maior que é a Santa Missa. Ao término da missa damos início à adoração que, na verdade, é a continuidade permanente. Mas permita-me encerrar com a fala do nosso Arcebispo no dia da inauguração da capela: Uma Igreja que senta e reza sem a prática da ação ligada à misericórdia não condiz. Temos que orar, mas também praticar e, principalmente, são bem-vindas as ações com cunho social”, encerrou.
E se você também tem interesse em vivenciar momentos de oração em uma das capelas de adoração perpétua, fique atento aos endereços:
Paróquia Santuário São Francisco de Assis
Endereço: Rua Alexandre Gomes Chaves – Quadra 76 – Dirceu Arcoverde I
Paróquia Santíssima Trindade
Endereço: Rua Governador Artur de Vasconcelos, 2291 – Primavera
Comunidade Católica Shalom
Endereço: Rua Manoel Nogueira Lima, 1356 – Jóquei
Por Vera Alice Brandão