No período de 14 a 15 de junho de 2018 a cidade de Paulistana vai sediar a 14° edição da Romaria da Terra e da Água. E é com esse fim que a equipe de organização do momento realiza desde o início do ano reuniões intituladas ‘ampliadas’ com o objetivo de definir e elaborar as ferramentas de divulgação do momento que é um espaço importante de reflexão, de celebração, anúncio, denúncia e posicionamento frente à concentração de terras, a privatização das águas, dos direitos negados aos povos do campo e das cidades.
A cidade de Picos localizada há pouco mais de 300 km de Teresina sediou na última terça-feira (19) mais um desses encontros que reuniu representantes de órgãos, comissões e instituições responsáveis pela realização da Romaria. Estiveram no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, membros das oito dioceses do Regional Nordeste IV. Em pauta a apresentação de subsídios e materiais de divulgação e animação para posterior aprovação em grupo.
Vale reforçar, com defende a comissão organizadora do momento, que a Romaria também é cenário e anúncio de conquistas e vitórias do povo organizado, uma espécie de reencontro com a terra prometida através da partilha de saberes. E é isso que justifica a temática desse ano “Defender a natureza e os direitos dos pobres”.
Após a abertura com um momento de oração, foi feita a leitura do relatório da última reunião da equipe, seguida da apresentação das artes do cartaz e camiseta, apresentadas pelo bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva.
Também foi apresentado o subsídio pela integrante da Equipe de Campanhas, Graça Ferreira, e o Hino da Romaria pelo compositor e integrante da Comissão Pastoral da Terra, Gregório Borges.
Mediante todo material apresentado os presentes puderam expor suas sugestões, ficando assim, encaminhadas as modificações. Adonias Moura, secretário regional da Cáritas Regional Piauí foi um dos membros da equipe que colaborou para o encontro e disse que todo o processo de realização leva em consideração a participação das pessoas.
“O foco que a Romaria está dando esse ano é para os grandes projetos. A juventude é, nessa edição, elemento principal, além daqueles que já consideramos como de fundamental importância: a terra e a água. Então, diante deste aspecto e dessa importância, pessoas foram escolhidas e a partir disso passaram a dedicar parte do seu tempo. E a partir de suas experiências e vivências, opinam e encaminham as decisões e foi isso que presenciamos hoje”.
A data do lançamento da 14ª Romaria da Terra e da Água em nível de regional ficou agendada para o dia 24 de outubro, às 09h, em Teresina PI, no Auditório Paulo VI e o lançamento em nível diocesano no dia 18 de novembro, às 20h, em Picos.
Fotos: Cleuma Silva (Pascom – Diocese de Picos)
Por Vera Alice Brandão