A Comissão Nacional da Pastoral Familiar está disponibilizando um subsídio com temas para serem abordados durante os encontros da Semana Nacional da Família, que neste ano acontece de 13 a 19 de agosto.
A temática de reflexão do material intitulado “A Hora da Família”, tem como tema : Família, uma luz para a vida em sociedade. “O subsídio está em sintonia com o impulso da Igreja no Brasil para que seja percebida a importância das ações dos cristãos leigos e leigas na sociedade”, atesta Eduardo Medeiros que ao lado da esposa Edileuza Maria, coordenam a Pastoral Familiar em nível Arquidiocesano.
Os encontros são compostos de orações, momentos de escuta da Palavra de Deus e de partilha. Em cada um deles, a reflexão da temática é direcionada a partir de textos bíblicos e de documentos do Magistério da Igreja.
O subsídio propõe sete temas:
1º Encontro: O perfil mariano da Igreja
2º Encontro: A família
3º Encontro: A necessária mudança de mentalidade e de estrutura
4º Encontro: Igreja, comunhão na diversidade
5º Encontro: O perdão na família – fonte de reconciliação e libertação
6º Encontro: Serviço cristão no mundo
7º Encontro: A família promotora da misericórdia na sociedade
“Desejamos que, ao refletir sobre os sete temas propostos, nossas famílias cresçam na harmonia e na disposição de servir melhor a Deus , sendo realmente uma luz para a sociedade”, diz o assessor nacional da Comissão para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário executivo da CNPF, padre Jorge Alves Filho, em carta contida no subsídio.
Além dos tradicionais encontros celebrativos para o Dia das Mães e o Dia dos Pais, o guia celebrativo Hora da Família 2017 apresenta uma sugestão de Leitura Orante, com o tema “Valor e virtude do amor”, a partir da leitura de I Coríntios, 13.
Com uma proposta moderna e explicativa, o material é organizado de forma interativa, buscando envolver a comunidade, famílias, lideranças, crianças, jovens e adultos. “Portanto fica o convite para que esse rico material sirva de guia para grupos pastorais, de vizinhos, de amigos, ou na intimidade do nosso lar, como importante ferramenta de reflexão a respeito das obras de misericórdia”, espera Eduardo.
Outra novidade do subsídio 2017 é a Consagração à Sagrada Família, que deve ser feita no dia 31 de dezembro. Para este momento, as famílias poderão utilizar o encarte com a imagem da Sagrada Família para consagração da casa, como compromisso de fé, amor e missão.
Como adquirir
O subsídio “Hora da Família” pode ser adquirido no valor de R$ 4,00, na sala da Pastoral Familiar Arquidiocesana, no Centro Pastoral Paulo VI, localizado na Avenida Frei Serafim, número 3200.
O material também pode ser conseguido através dos casais coordenadores e agentes da Pastoral Familiar nas paróquias, regionais e dioceses.
Por Vera Alice Brandão