A Diocese de Carto (CE) realiza de 09 a 19 de janeiro a vigésima primeira edição do Nordestão de Liturgia reunindo padres, bispos, religiosos e leigos para o estudo aprofundado das práticas litúrgicas das celebrações. O diácono Oscar Magalhães de Barros, que coordena a Diaconia Territorial de Nossa Senhora das Dores, na cidade de Olho D’água do Piauí, participa do encontro representando a Arquidiocese de Teresina.
A programação foi iniciada com missa presidida por Dom Gilberto Pastana, bispo de Crato. O evento, em seu 21ºano de realização, pretende construir, como discípulos missionários de Jesus Cristo um saber teológico-litúrgico, a partir das práticas celebrativas, à luz da tradição e da renovação do Vaticano II, com prioridade para o rito que é fonte de uma liturgia orante e inculturada, no chão nordestino.
A presença do diácono no Nordestão é, segundo ele, um sinal do interesse e preocupação da Arquidiocese de Teresina na liturgia, a fim de que assim haja “uma compreensão cada vez maior das práticas para colocar-se em vigência nas comunidades, sobretudo aquelas mais afastadas e carentes de formação. É uma forma de compreender para bem celebrar”, revela o participante.
O curso é válido como extensão universitária, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da CNBB e aplicado em três módulos: extensão, especialização e complementação. O encontro segue até o dia o 19 de janeiro, no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato contando com participantes de estados como Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Bahia e São Paulo.
O diácono reforça o chamado do Papa Francisco para uma “igreja em saída e dessa forma a presença e partilha no encontro possibilita a vivência segundo o que pede o próprio Cristo. “Devemos ser uma Igreja em constante missão, seguindo os ensinamentos do Santo Padre ”, finaliza ele.