Nesta terça-feira (15), no auditório da CNBB, acontece o Fórum das Pastorais Sociais. O encontro, que visa o fortalecimento das ações pastorais, reúne representantes da Arquidiocese de Teresina e das outras dioceses do Piauí. Durante a ampliada estão sendo definidas ainda metas de trabalho das pastorais para o próximo biênio.
“Esse é um momento de unidade. Aqui nesta ampliada iremos definir um calendário de ações para o ano corrente. Não podemos nos distanciarmos apesar de cada representante de organismo e pastoral terem suas especificações. Aqui iremos focar nossos esforços na elaboração de metas que estejam voltadas para o bem daquele irmão que está na ponta, sem a proteção do poder público e a margem da sociedade”, reforça a Irmã Darsila Antoniolli que é coordenadora do serviço de Pastoral do Migrante.
Durante o encontro que acontece no Auditório da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB – Regional Nordeste IV, o chamamento é para uma caminhada em sintonia com os apelos do Papa Francisco na encíclica Laudato si’. “Somos responsáveis pela Casa Comum, devemos exigir que o Estado seja defesa e contribua para garantir o cumprimento de direitos às comunidades. Não é possível trabalhar individualmente, é necessário trabalhar em equipe. É preciso, na formação dos agentes sociais da Igreja, fortalecer a profecia (anunciar e denunciar) e a espiritualidade cristã libertadora”, complementa Carlos Humberto Campos que é membro da Cáritas.
O Fórum das Pastorais é um encontro anual e segue até o final da manhã. A CNBB, através do Regional Nordeste IV visa a inserção dos valores do Evangelho no seio da sociedade e do desejo de Jesus Cristo de construção de uma sociedade justa e solidária. “A Cáritas Brasileira é um organismo da CNBB e como responsável pela dimensão social da Igreja na sociedade não poderia deixar de participar desse Fórum já que trabalha pelo avanço de políticas públicas e da melhoria da qualidade de vida”, finaliza Carlos Humberto.
Por Vera Alice Brandão