Nossa Senhora Aparecida segue entre nós, levando alegria e fé, aos devotos da Arquidiocese de Teresina. Desde o dia primeiro de outubro a imagem peregrina chegou para renovar e fortificar o encontro com Jesus Cristo. Na agenda, a visita mais recente pelo interior do Estado se deu no município de União, a 62 quilômetros da capital.
Na cidade, o ícone da padroeira do Brasil já foi recepcionado por devotos na estrada que dá acesso ao centro de União. Fiéis seguiram em carreata acompanhando a Mãe de Deus e a equipe arquidiocesana que compõe o projeto Rota 300, que tinhma como destino a paróquia de Nossa Senhora dos Remédios. Mais um espaço de fé que ficou lotado de fiéis.
Já na terça-feira (06), a Imagem Peregrina retornou a Teresina. O objetivo era ficar mais próxima dos cristãos dos bairros Poti Velho e Matinha, ambos na zona Norte da cidade. A primeira parada foi na igreja de Nossa do Amparo. O ícone da Mãe de Deus foi recepcionado em praça pública.
“Tudo está indo muito bem. A gente percebe a alegria do povo em estar perto de Nossa Senhora Aparecida. A fé do povo está em constante processo de renovação. A Arquidiocese de Teresina está feliz por poder proporcionar um momento como este para o povo”, analisa o membro da comissão Rota 300, em Teresina, Fernando Alencar.
E a imagem mais uma vez marchou com os fiéis. Do Poti Velho, o objetivo era alcançar o bairro Matinha, também na zona Norte de Teresina. Lá, na região da comunidade de Nossa Senhora Aparecida, um altar já estava montado a espera dos devotos que queriam estar mais perto da Mãe de Deus.
“Impossível não se emocionar. Sempre fui devota e até já estive no Santuário em São Paulo só para vê-la . Mas nada se compara em recebê-la aqui, na minha cidade, tão pertinho da minha casa. É um prazer, é algo difícil de explicar. É a fé mesmo. Só tenho a agradecer a oportunidade”, conta a aposentada Cristina de Jesus.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida dormiu na comunidade e por volta das 5h30 desta terça-feira (06) seguiu para a paróquia de São José Operário. Ainda na zona Norte, a Mãe de Deus acompanhou de perto a realização de um dos momentos de fé mais marcantes da capital do Piauí: as novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que reúne, todas as terças-feiras, milhares de devotos de Nossa Senhora.
Por Lívio Galeno