Os irmãos Joara e Jairo atenderam o chamado da Igreja católica para participar da primeira Jornada Universitária. Atentos a missão de evangelização dos jovens os irmãos que integram grupos de oração reconhecem a importância da ação religiosa no meio universitário.
“O meio universitário é um meio defasado. O inimigo entra com mais facilidade. E eu estou aqui porque quero ter maior facilidade de passar a mensagem de Deus para as pessoas com quem eu convivo” justifica Joara.
O evento é uma realização da Pastoral Universitária e aconteceu no Ginásio do Colégio Diocesano. Jovens e professores universitários participaram durante dois dias das discussões que tinha como meta promover um diálogo entre religião e sociedade.
Para o coordenador da pastoral universitária, Padre Fábio Fernandes “A jornada tem a missão de ser a Igreja nas Universidades. De chegar aqueles e aquelas que muitas vezes não conseguimos atingir” pontua.
O evento contou com a participação especial da Pastoral Universitária do vizinho Estado do Ceará. O padre Jairo Linhares veio de Sobral para compartilhar as experiências lá praticadas. Ele destacou a criação de grupos de oração nas Universidades como ponta pé inicial para o fortalecimento da fé entre os jovens que estão iniciando a vida acadêmica.
“A igreja precisa estar onde as pessoas estão pensando. Lá desenvolvemos os gols que são grupos de oração. Espalhamos jovens em vários campos e assim eles se sentem mais seguros”
O Arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito conversou com os jovens e em sua fala reforçou que o objetivo principal da jornada é fortalecer a identidade do universitário católico. Para ele há um déficit com essa camada da sociedade e a primeira edição da Jornada veio para sanar essa dívida.
“A luz do Evangelho deve entrar em todos os ambientes. É o momento deles sentirem a força. De tentarmos a partir dessa iniciativa, desenvolver um trabalho evangelizador mais contundente. A partir da fé influenciar a visão de mundo e da formação profissional. Amanhã nós teremos o que plantarmos hoje” finaliza.
Por Vera Alice Brandão